Retrospectiva 2023: O Blog!

O ano está chegando ao fim e, nessa minha retrospectiva, posso dizer sem medo que o Blog foi uma parte importante e aquilo que eu havia pensado e previsto para ele foi executado até o fim.


A ideia de seguir escrevendo durante o ano foi muito bem sucedida e foram poucas as semanas em que não consegui postar três textos por aqui, ainda que muitas das vezes tinham uma qualidade bem questionável. Isso foi importante para mim pois ajudou na manutenção da rotina de escrever, necessária para o aprimoramento dos textos e, dado o tempo curto, na falta de um compromisso como esse (ainda que comigo mesmo), certamente o número de textos teria sido menor e não sei se o Blog chegaria ao final do ano vivo.


O compromisso ficou sendo comigo mesmo pois embora tenha conseguido uma marca representativa de mais de 5.000 visualizações no ano, não fui capaz de romper a bolha formada e o patamar é o mesmo que havia fechado no ano de 2022, mas não é para isso que escrevo. Inclusive o foco aqui nunca foi cultivar ou fazer o crescimento de um público, tanto que embora eu tenha mantido uma rotina de três textos por semana, essa foi a única recomendação que segui para “ter um Blog de sucesso”. Eu não mantive uma rotina de assuntos, inclusive tendo criado novos temas e terminado outros durante o ano, fazendo de quem me segue aqui verdadeiros guerreiros por nunca saberem ao certo com o que vão se deparar na próxima semana. E ainda que isso não seja importante para mim (e para os poucos que acompanham aqui) são impactantes para um crescimento do Blog que muito provavelmente seguirá do mesmo tamanho ano que vem. Ou não, pois é um assunto que eu ainda não amadureci.


Em paralelo, esse foi o ano em que comecei a escrever em um segundo Blog, textos autorais, após convite. É um projeto novo e muito interessante que fazia parte das minhas Metas para 2023 (usando esse espaço, não outro) e que acabou surgindo em um bom momento para mim.


Eu ainda não sei o que será deste espaço em 2024, mas a ideia é seguir com ele, ainda que com uma menor geração de textos.

3 comentários em “Retrospectiva 2023: O Blog!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora