Livro: Messias de Duna – Frank Herbert

Sei quando devemos partir. É um talento que poucos homens tem. O fim tem hora certa… e eis aí um bom começo. Vamos começar a partir, Usul.

Messias de Duna – Frank Herbert

Gostei muito do primeiro livro da série, Duna, quando li a pouco tempo. Não foi um livro maravilhoso e que tenha me feito virar noites, mas é um livro interessante e, considerando que foi escrito em 1965, um livro muito a frente do seu tempo. E embora ainda não tenha assistido aos filmes, comecei o livro pensando justamente em vê-los, e só depois que já havia começado descobri que o segundo filme conta a história da segunda metade do primeiro livro. Mas aí já era tarde e resolvi terminar.

O livro começa bem devagar e um tanto confuso por uma questão muito simples: se passa 12 anos depois do final do primeiro. E não há nada que indique essa passagem do tempo ou o que foi mudado e alterado nesse período, ficando a sensação de que você pulou do primeiro para o terceiro livro da série. Fica um verdadeiro buraco na história que não é preenchido completamente durante o livro, ainda que muito desse período seja abordado de uma forma ou de outra. Por ter se passado todo esse tempo na história, fiquei com a sensação de que perdi algo, e isso impactou principalmente o inicio.

O livro é bem menor do que o primeiro, mas acabei levando um tempo grande para ler pois ele não me cativou no inicio (e eu sigo lendo outros livros em paralelo) e apenas no último terço fiquei mais interessado na história.

A História

Como disse anteriormente, a história se passa 12 anos após o final do primeiro livro, assim tratamos de uma trama completamente diferente. Uma pessoa que nunca leu o primeiro ficará um pouco menos perdida que alguém que leu o livro, pois há referências mas MUITA coisa aconteceu durante esses anos.

No final do primeiro livro Paul Atreides (Muad’Dib) se torna Imperador (não é Spoiler se está na contracapa do livro) e todo o seu domínio sobre o Império ocorreu nesses 12 anos que se passaram. Ou seja, o livro trata justamente de uma conspiração contra ele, uma história “pequena” dentro do Universo criado pelo autor.

O Livro

As ligações feitas entre o Poder Político e a Religião foram, para mim, o ponto alto da história, já que Paul se aproveita dos poderes que ele e sua irmã possuem para também controlar as crenças das pessoas.

O problema é que depois de um livro revelador e cheio de ação temos um livro mais arrastado, ainda focado em Paul que é um personagem bem construído mas que não me gera nenhuma simpatia.

Conclusão

É um livro menor, mas não poderia ser diferente. Fica a sensação de que o autor teve a ideia de uma boa história e a colocou em um livro que acabou ficando meio perdido ao ser colocado como continuação do primeiro.

Não chega a ser penosa a leitura, mas é importante ter gostado do primeiro para que o tempo gasto valha a pena. E, pelo menos, o final é uma boa recompensa para quem não se deixou abater pela história mais arrastada…

Link para o livro na Amazon.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora