Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Livro: 2001 – Uma Odisseia no Espaço – Arthur C. Clarke

Ele viajara aqueles milhões de quilômetros em busca de mistério; e agora, ao que parecia, o mistério vinha em sua direção

2001: Uma Odisseia no Espaço – Arthur C. Clarke

Mais um dos clássicos de ficção cientifica que peguei para ler esse ano, graças (e de graça) ao Kindle. Não me lembro que já ter lido esse livro antes, mas acredito que se comecei, não terminei. Não é um livro fácil nem fluido como foi O Fim da Infância, mas também é perfeitamente dividido em partes diferentes no tempo e que ajudam a história a durar muito tempo sem muitos detalhes do que acontece entre cada uma dessas Eras.

O livro em si é dividido em três partes bem diferentes, sendo a primeira no inicio da humanidade, ainda com poucas diferenças entre nós e os macacos, onde o modo como a vida e a rotina desses ancestrais é descrita é bem interessante. O ponto de vista da história é dado pelo líder de um grupo e as suas visões de mundo e preocupações (assim como a limitação cognitiva) são os motivos que o levam a cada tomada de decisão. A vida vai seguinte normal e rotineira, até que ocorre um grande evento que mudará para sempre a humanidade e sua evolução e vamos direto para o “presente”.

Nesse futuro idealizado por Clarke, o Homem já dominou parte do espaço e a vida na Lua, por exemplo, já é uma realidade. Temos um novo protagonista (não dava para trazer o homem-macaco até aqui) e a aventura se passa inclusive já em nosso satélite natural. Mais uma vez temos muitas descrições que enriquecem a experiência do leitor, mas que não são para qualquer um, e que nos levam a entender e sentir o que é a viagem do Homem para a Lua, o momento tecnológico em que estamos vivendo e o COMO essas coisas são feitas.

O protagonista, agora um cientista, vai nos dando a sua opinião sobre o que está acontecendo a cada momento, e vivemos as histórias não apenas pelas narrações mas também pelos seus sentimentos e observações.

Por fim, na parte final do Livro, temos o protagonista de um astronauta em sua viagem ao desconhecido (E a participação especial do HAL 9000). Aqui temos mais uma vez as descrições detalhadas e podemos sentir o medo, a angústia e a emoção de uma viagem à um Planeta onde nunca havíamos estado antes.

A preocupação de Clarke em explicar e tornar verossímil o que ele está descrevendo como realidade em cada uma das fases do Livro é algo realmente único e, embora seja um pouco cansativo para quem não tem um real interesse em ficção cientifica, nos faz entender do porque este livro ser considerado um Clássico.

Livro recomendado para os amantes do tema e que ainda não o leram. Não é uma boa “porta de entrada” para quem quer se aventurar, na minha opinião.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: