Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Livro: Doenças Que Mudaram a História – Guido Carlos Levi

– Terá sido por causa da Malária? Afinal, essas regiões eram bem pantanosas na época – arriscou Ângela.

– E o foram até recentemente, Ângela. Mas não creio que a malária tenha sido a principal responsável – disse Oberdan.

– E qual foi então, Dr. Oberdan² – Fúlvia estava ficando aflita para conhecer logo o final do filme.

Doenças Que Mudaram a História – Guido Carlos Levi

Vi este livro perdido em minha biblioteca do Kindle, não sei por quanto tempo. Devo ter pego em alguma promoção ou algo assim, mas resolvi ler apenas agora. Livro bem curto, terminei em dois ou três dias apenas (e olha que nem tenho tanto tempo assim para ler).

A ideia do livro é bem simples e interessante. O Autor, médico infectologista, faz uma seleção de algumas doenças que tiveram algum impacto histórico (e uma que não, é verdade) e as reúne em um livro, cujo pano de fundo é uma reunião de amigos médicos em uma pizzaria para falar de diversos assuntos, dentre eles histórias e doenças.

O livro é bem leve, com capítulos curtos onde cada um dos presentes faz uma breve palestra sobre a doença que escolheu e seus impactos históricos. E é aí onde o livro acaba se perdendo um pouco.

O Autor tenta fazer do livro algo mais próximo a uma resenha de bar, uma conversa informal, mas para quem lê parece que os presentes conversam como membros do parlamento. As conversas não ficam fluidas e, pela falta de um cenário mais rico e descritivo, os personagens também ficam muito rasos, em alguns momentos até satíricos.

Parece que o autor tenta forçar uma história por traz dos contos e acaba se perdendo um pouco, ou na cabeça dele esses personagens estejam vivos e tudo aquilo faça muito mais sentido. (É apenas uma suposição, pois até eu que estou longe de ser escritor e ter livro publicado muitas vezes me perco no meio de um texto ou ideia, achando que estou sendo claro quando não estou).

Enquanto isso, a parte das doenças é bem interessante. A seleção feita pelo autor é muito boa e traz algumas ideias e comentários que só podem ser feitos por quem é do meio, ainda que fica de fácil entendimento para leigos, como eu.

Talvez o livro ficasse mais interessante para mim se, ao invés de forçar os diálogos que acabaram me parecendo falsos demais, o autor seguisse para uma linha mais romanceada, talvez até desenvolvendo mais os personagens com os quais claramente se identifica.

Valeu para mim como passatempo, é até interessante, mas certamente não é um livro marcante. Fica a impressão que poderia ter sido mais (ou talvez a minha expectativa tenha sido muita)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: