Ando meio parado com a minha evolução no Xadrez, é bem verdade, mas é algo que está na minha rotina hoje em dia. Acabo vendo um ou outro vídeo no Youtube, jogo uma partidinha, leio um artigo ou capítulo de um livro, e vou seguindo.
Assim, resolvei aproveitar que semana passada (dia 13 de Julho) foi o Dia Internacional do Rock e resolvi escrever um pouco sobre o Roque, aquela jogada meio estranha do Xadrez onde você move ao mesmo tempo a Torre o Rei, visando proteger o Rei e com diversas premissas que devem ser respeitadas como não ter movido nenhuma das duas peças antes deste movimento e tudo o mais.
Mas o que me fez escrever este breve texto não foi a movimentação em si, que já falei um pouco no passado, mas a sua utilidade e minha visão sobre ela.
Quando eu “aprendi” a jogar, a muitos e muitos (e muitos) anos atrás, sempre achei essa uma jogada ruim e não via nenhuma utilidade nela. Para mim, a fazer isso você estava prendendo o Rei em uma armadilha, o impedindo de movimentar melhor e se defender de um possível Xeque.

A questão é que, agora aprendendo o jogo de verdade, vejo que o que ocorre é exatamente o oposto: esta é uma jogada quase que obrigatória para a proteção do Rei, principalmente se você (como eu) ainda está engatinhando no Xadrez. A Torre vai para uma melhor posição no jogo e o Rei fica melhor protegido, sem falar que de uma segunda forma esta jogada te obriga a segurar as Torres no inicio da partida o que é também uma excelente pedida, ainda mais quando não temos muita noção do desenrolar do jogo ainda.
As duas lições que tiro com isso são: Nunca é tarde para aprender e que muitas vezes as certezas do passado se provam grandes mentiras quando vencemos a nossa própria ignorância.
🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei do trocadilho…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Interessante. Pela imagem, de fato, parece que o rei fica preso. Mas por outro lado, as Torres podem além de proteger, podem suprimir a “fraguesa” do rei com seus movimentos, apesar de se moverem apenas na vertical e horizontal. (Eu não sei se fiz a leitura certa pois meu xadrez é bem fraco mesmo🤣🤣🤣🤣🤣🤣)
CurtirCurtido por 1 pessoa
curiosamente hoje dia 20 de julho- quando estou vendo esse artigo- é dia internacional do xadrez.
eu não fazia idéia.
só fiquei sabendo por causa da treta com o Magnus Carlsen que desistiu de defender o titulo de campeão mundial.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Caraca! Não fazi ideia…
E ano que vem nem vou lembrar de novo…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vc já experimentou ir a um torneio presencial?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ainda não, mas tenho vontade. Assim que me familiarizar um pouco mais com os e8 e f3 da vida pretendo.
CurtirCurtido por 1 pessoa