Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Livro: Rommel: A Raposa do Deserto – Cyro Rezende Filho

Erwin Rommel (Heidenheim, 15 de novembro de 1891 — Herrlingen, 14 de outubro de 1944), apelidado de “A Raposa do Deserto”, foi um militar alemão que serviu como general marechal de campo da Wehrmacht, as forças armadas da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Wikipedia

Fazia já algum tempo que eu não lia uma biografia. Livro de guerra então, nem se fala, mas acabei esbarrando neste livro na minha biblioteca do Kindle (peguei certamente em alguma promoção após ter lido algo a respeito). E devorei em poucos dias…

Quem foi Rommel?

Primeiro uma breve contextualização, pois nem todo mundo gosta de história ou conhece detalhes da Segunda Guerra Mundial, ainda mais do lado perdedor. Até porque quem escreve os livros de história são sempre os lados vencedores, sem falar no fato que do lado perdedor tinha um tal de Hitler, conhecido como maior criminoso de guerra de toda a história humana. (Chego a ouvir o Putin falando: “Maior criminoso da história ATÉ AGORA”)

Pois bem, o livro conta a história da vida de Rommel (tá-dá!), considerado o maior General da Alemanha durante a Segunda Guerra e, justamente por isso, amigo pessoal de Hitler. Mas o livro vai muito além disso, sem falar que dá aquela passada de pano para o Rommel, separando o Homem do General, mas aí cabem as devidas criticas que devemos sempre fazer a todas as figuras histórias, dos dois lados.

Rommel juntamente com Hitler na Polônia 1939 – Wikipedia

Rommel teve uma vida voltada à carreira militar, tendo servido na Primeira Guerra Mundial e altamente condecorado, recebendo inclusive a Pour le Mérite por suas ações na Frente Italiana.

Já na Segunda Guerra Mundial, se destacou no comando da 7ª Divisão Panzer do exército alemão, durante a invasão da França, em 1940. Esse comando lhe garantiu a liderança das forças alemãs e italianas durante a Campanha Norte-Africana, que sedimentou sua reputação como um dos maiores comandantes e estrategistas com tanques durante o conflito (reconhecido por ambos os lados, que fique bem claro). Foi durante essa campanha que recebeu a alcunha de der Wüstenfuchs, “a Raposa do Deserto”. Por fim, após ter sido derrotado na África (dando muito trabalho) foi transferido para enfrentar os Aliados na invasão da Normandia, em junho de 1944.

Rommell (esq.) e seus oficiais no deserto da África do Norte – Wikipedia

Rommel apoiou a ascensão de Hitler ao poder, sendo depois implicado na conspiração que engendrou o atentado de 20 de Julho, quando membros da Resistência Alemã dentro das forças armadas tentaram assassinar Adolf Hitler. Devido à sua popularidade dentro da Alemanha (era muito utilizado pela propaganda nazista dentro do país), Hitler ofereceu a ele a opção de cometer suicídio em troca da certeza de que sua reputação militar permaneceria intacta e de que sua família não sofreria represálias. Decisão tomada, Rommel recebeu um funeral de Estado e a imprensa nazista anunciou que o marechal havia falecido devido a um ferimento sofrido na Normandia.

Rommel: A Raposa do Deserto – O Livro

Agora falando rapidamente do Livro: ele conta a história descrita acima, com foco no na Segunda Guerra e o período em que Rommel combateu no Norte da África. Afinal é uma biografia.

Dito isso, o livro é extremamente bem escrito e acessível, sendo objetivo aos fatos (salvo a suposição do autor de que Rommel não era apoiador de Hitler ao final da guerra) e descrevendo os combates de forma interessante e que mesmo leigos, como eu, são capazes de entender.

O livro começa com uma breve introdução sobre quem foi Rommel, em seguida conta em ordem cronológica a sua vida, passando rapidamente pela sua carreira no exército, contextualizando o Mundo como um todo e a Alemanha em particular durante o período. Assim acaba sendo também um excelente livro de história para se saber mais sobre a Europa no meio do século passado.

Depois dessa primeira parte, um bom pedaço é dedicado à Campanha na África, sendo dados mais detalhes sobre os combates, tanto os vencidos como os perdidos pelo General.

Por fim, são contadas as batalhas já na Normandia e o modo como foi dado fim à sua vida.

Resumindo

O livro é excelente e vale para quem gosta do assunto ou quer saber um pouco mais sobre a Segunda Guerra Mundial. O texto é plenamente compreendido por pessoas que não vivem no mundo militar e um glossário ao final do livro também ajuda (muito) principalmente quando são dados os modelos dos tanques ou estilos de combate.

O fato de ter lido o livro no Kindle me fez perder um pouco da objetividade dos mapas, mas nada que atrapalhasse a leitura, tendo em vista que basta abrir o celular para se ter qualquer mapa em detalhes a quem interessar.

Extra

Abaixo um vídeo (bem grande) no Youtube para quem tiver curiosidade de saber mais sobre o Rommel mas tem preguiça de ler. É verdade que quem tem preguiça não chegou até aqui no texto, mas vou deixar o vídeo mesmo assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: