Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Resenha: O Mundo Assombrado pelos Demônios – Carl Sagan

Umas das lições mais tristes da história é a seguinte: se formos enganados por muito tempo, a nossa tendência é rejeitar qualquer evidência do logro. Já não nos interessamos em descobrir a verdade. O engano nos aprisionou. É simplesmente doloroso demais admitir, mesmo para nós mesmos, que fomos enganados.

Carl Sagan – O Mundo Assombrado pelos Demônios

Aqui está um livro que estou lendo cerca de 25 anos depois do que deveria. E de certa forma “tarde demais”, onde os principais ensinamentos dados por Carl Sagan neste livros que muitos céticos consideram obrigatório na formação de qualquer pessoa que deseje um pensamento critico mais afiado a Vida já me ensinou, ainda que de forma bem menos didática.

Sagan, para quem não sabe, foi um grande cientista (astrônomo, astrofísico e cosmólogo) que, dentre outras atividades, promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais destinadas a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana. E é justamente deste ponto que em o livro começa, da desmistificação da vida extraterrestre como todas essas abduções que ocorrem diariamente nos Estados Unidos (o livro tem como base as crenças e histórias nos EUA devido à vasta experiência do autor lá, mas tudo pode ser replicado para qualquer país no Mundo, para qualquer cultura)

Neste livro, ele se utiliza de seu conhecimento e experiência como cientista para mostrar as origens das teorias pseudocientíficas e rebater inúmeros casos específicos, incluindo histórias famosas sobre raptos por alienígenas.

O principal ponto abordado por Sagan no livro é que a forma que a grande maioria das pessoas tem para não serem enganadas é um equilíbrio delicado entre o ceticismo e a abertura da mente para novas ideias.

O livro foi publicado em 1996 e continua atual, se não nos exemplos dados diretamente no livro mas no fato que ainda hoje Tarot e Horóscopo são vistos como ciência por muita gente (que certamente ficou ofendida com essa afirmação)

Uma grande parte do livro traz uma coleção de desmistificações de uma série de fenômenos “inexplicáveis”, incluindo previsões astrológicas, visões e raptos por discos voadores e bruxarias, mas o livro não é apenas isso, trazendo aspectos das origens das pseudociências e das relações entre a ciência e a sociedade, justificando inclusive a nossa necessidade de “acreditar” mesmo sem a devida comprovação.

As consequências do analfabetismo científico são muito mais perigosas em nossa época do que em qualquer outro período anterior

Carl Sagan – O Mundo Assombrado pelos Demônios

Por exemplo,a capacidade de reconhecer padrões, inata no ser humano e que nos faz abstrair formas em nuvens e em conjuntos de estrelas (constelações), é responsável pelas visões de canais em Marte e da face de Cristo no mesmo planeta. Alucinações, coletivas ou não, são ilustradas por visões de OVNIs e da Virgem Maria. Reconhecimento de padrões também aparecem na falsa identificação de regularidades em fenômenos aleatórios, como em especulações em jogos de loteria e de roleta.

O maior valor dessa parte da obra está em mostrar como as diversas pseudociências não resistem a uma análise mais apurada.

Mais ao final do livro, Sagan deixa de lado o combate às pseudociências e passa a descrever as relações entre a ciência e a sociedade: desde os problemas na educação e na divulgação científica até as relações entre ciência e política.

Carl Sagan – 1934 – 1996

Resumindo

Não é um livro que vá agradar a todos, muito menos é uma leitura fácil e agradável. Sagan não perdoa a nossa mente em nenhum momento e tenta, a sua maneira, nos mostrar uma maneira diferente de ver o mundo. O problema é que essa maneira, embora correta, não nos é natural e exige um esforço constante (ele mesmo reconhece isso).

Alguns dizem que deveria ser um livro obrigatório para todos os adolescentes, mas digo que o intenção é boa mas não adiantaria. O modo como o livro é escrito e as informações nele dadas apenas vão deixar com raiva as pessoas que não estiverem prontas ou pelo menos dispostas a ler e compreender o que está escrito.

Imagino que teríamos muito mais gente criticando o que foi dito (falando que ele não conhece a Fé Verdadeira, ou que tem preconceito com a sua pseudociência de estimação) do que pessoas que realmente entenderiam o objetivo do livro e levariam o seu conhecimento para a vida.

Para mim veio tarde, pois muito do que está dito ali já é parte do meu dia-a-dia, e reconheço que talvez por isso tenha sido mais fácil de aceitar o que estava ali escrito.

Um comentário em “Resenha: O Mundo Assombrado pelos Demônios – Carl Sagan

  1. Aprendestes com a vida. Alguns dirão que foi algo sobrenatural que o ensinou. Talvez, tenha sido abduzido e não se lembra! Rsrrsrssrs. Gosto muito da ideia de que o ‘ser humano tem necessidade de acreditar”. Esta necessidade é tão grande que mesmo quando não acredita, a descrença precisa virar uma crença. Rsrsrsrsrs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: