Resenha: The Witcher: A Senhora do Lago – Andrzej Sapkowski

– O amor – Fringilla falou devagar – é como a cólica renal. Você nem imagina o que é até ter um ataque. E você nem acredita quando lhe falam sobre isso.

The Witcher: A Senhora do Lago – Andrzej Sapkowski

E não é que chegamos ao último livro da saga da nossa querida Ciri? Eu sei que todo mundo lembra do Geralt, mas a verdade é que a saga escrita pelo polonês de nome impronunciável é sobre a Ciri e eu já disse isso aqui antes. O último livro apenas confirma. (Demais resenhas ao final do post)

O livro anterior termina muito bem, como poucos da saga, e deixa realmente o leitor na expectativa do que vai acontecer e, em um primeiro momento, não decepciona. Deste ponto vamos seguindo o final do amadurecimento da personagem e é explicado o motivo de todos estarem atrás dela. Explica também o motivo do sangue élfico (que não é qualquer sangue élfico), e a força de sua arvore genealógica. Ponto positivo.

Mas para isso, para chegar ao fim dessa última fase, enrola demais (ao meu ver). Faz referências desnecessárias que eu, com 16 anos acharia o máximo, mas com 41 não sou impactado. E não, não agrega nada à história. Poderia reduzir facilmente em umas 100 páginas o livro sem impacto algum. Ponto negativo.

Da parte do Bruxo e sua companhia, temos um desenrolar interessante porém curto em momentos em que poderia ser alongado e depois o autor simplesmente ignora uma parte grande da história do grupo. Deixa claro que não passam de coadjuvantes na saga, mas seu final é digno.

A conclusão da Guerra é, como deve ser, em uma batalha de proporções épicas. E aqui Sapkowski não poupou páginas ou sangue, e fez um belíssimo trabalho. Trabalha a batalha utilizando o que tem de melhor em seu modelo de escrita, os pontos de vista. Ao invés de ficar simplesmente descrevendo o combate ele relata os eventos através dos personagens presentes ali, tendo como principal um anão, médico de campo e responsável por uma das enfermarias que passa a receber os feridos. Foi para mim um dos pontos altos do livro (ainda que seja pano de fundo da saga).

Na guerra, escrevinhador, só se canta e marcha ritmicamente, alinha-se apropriadamente. E depois, no combate, cada um segue a sua própria sorte.

The Witcher: A Senhora do Lago – Andrzej Sapkowski

O final em si, reserva uma grande surpresa que faria o meu eu de 16 anos gritar pela casa, mas o de 41 fez só um “meh”. Não tira o mérito da história mas mostra que o público alvo são pessoas mais jovens do que eu. Embora eu tenha me divertido muito lendo e siga recomendando para quem gosta do genêro.

Resumindo

O livro é bom. Sapkowski consegue fazer algo com a sua saga que teve dificuldade em vários dos livros e conclui a história de forma agradável e definitiva. Sem pontos por fechar ou personagens esquecidos no tempo.

Todo aquele personagem em que o autor dedicou algum tempo teve sua conclusão. Sem arcos em aberto e fiel à história e seu estilo literário.

Abaixo as resenhas dos demais livros da série:

Livro 01: The Witcher: O Último Desejo

Livro 02: The Witcher: A Espada do Destino

Livro 03: The Witcher: O Sangue dos Elfos

Livro 04: The Witcher: Tempo do Desprezo

Livro 05: The Witcher: Batismo de Fogo

Livro 06: The Witcher: A Torre da Andorinha

3 comentários em “Resenha: The Witcher: A Senhora do Lago – Andrzej Sapkowski

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora