Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Wikipedia
Em um dia meio maluco (mesmo para quem mora no Brasil) e todos estão falando de Golpe, vamos escrever um pouco sobre outro assunto: Democracia.
DISCLAMER: Este é meu ponto de vista e quem ler (se alguém ler) tem todo o direito de discordar, justamente por vivermos em uma. E como Internet é terra de ninguém o que mais se encontra são pessoas que só se consideram em uma Democracia quando é o seu candidato/candidata que está no poder. Qualquer outro o vitorioso ou é uma fraude eleitoral ou pura incompetência da massa que não sabe o que é melhor para ela.
A Democracia é um erro estatístico, porque na democracia decide a maioria e a maioria é formada de imbecis.
Jorge Luiz Borges (Escritor)
Eu já pensei assim. Fui chamado uma vez de Fascista por um professor de História quando ele perguntou para os alunos quem não achava justo que os votos de alguém escolarizado valesse o mesmo de alguém sem escolaridade. Eu, jovem e certo de todo, achava errado meu voto valer o mesmo de alguém sem uma educação formal. Hoje, velho, sei que temos imbecis com todo nível de escolaridade e certamente daria um tapa no eu jovem por ter falado algo tão imbecil.

A beleza da Democracia é justamente o seu maior defeito: qualquer um (MESMO) pode ser eleito e todos os votos tem igual valor. A incompetência é (ou deveria ser) punida na próxima eleição ou mesmo com o Impeachment, ferramenta legal e importante em qualquer Democracia (assunto longo e delicado que pode inclusive virar outro texto). A questão é justamente que ainda não inventaram nada melhor.
A Democracia é a pior forma de governo, exceto por todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos.
Winstow Churchill
Dentro da Democracia, que é um sistema de Governo, podemos ter diversas vertentes e tipos (Esquerda, Centro ou Direita e suas infinitas derivações), mas o que REALMENTE define uma Democracia é a oposição. Às vezes as pessoas confundem Democracia com o Poder do Voto, mas se não há liberdade em quem você vai votar ou eleições limpas, não será uma Democracia mesmo com o voto. Assim, o que realmente define a maturidade de uma Democracia é justamente o direito de se opor e a qualidade dessa oposição.
Não vou entrar no mérito de nossa politica atual pois não é interesse meu polemizar, (pelo menos não aqui e agora), mas tenho para mim que um dos grandes problemas do nosso país hoje é justamente essa falta de uma Oposição. Nossa Democracia é sólida, temos instituições confiável e não vejo risco real de nos tornarmos um Ditadura, mas não é madura. Falta justamente força e interesse real em criar uma oposição que vá além da Torcida Organizada em que nossa atual politica virou para a discussão de ideias e soluções. Uma prova disso é que as discussões vivem ao redor de nomes (não ideias), o numero abusivo de partidos que temos e nosso foco no Poder Executivo, deixando de lado completamente o Legislativo (Todo mundo lembra em quem votou para Prefeito/Governador mas ninguém lembra ou cobra o voto dado ao Vereador/Deputado).

Finalizando, dado que não deixaremos de focar no Poder Executivo tão cedo, fica a importância de termos uma alternância no Poder, em todas as esferas, para evitar que as raízes que qualquer ideologia fique muito profunda nas instituições. O crescimento só acontece no debate, no embate. Qualquer grupo politico ou ideologia que fique muito tempo no poder irá corromper e será corrompido. Ainda mais por aqui…
E para fechar uma frase do sempre genial Millôr, e que resume muito bem 99% da militância na Internet:
Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.
Millôr Fernandes